- Comentar
Dez milhões de pessoas fugiram das suas casas na Ucrânia devido à guerra, disse, este domingo, o Alto-comissário da ONU para Refugiados, Filippo Grandi.
"A guerra na Ucrânia é tão devastadora que 10 milhões de pessoas fugiram, deslocadas internamente ou refugiadas no exterior", disse Grandi na rede social Twitter.
A Agência da ONU para os Refugiados (ACNUR) disse hoje que 3.389.044 ucranianos deixaram o país desde o início da invasão russa em 24 de fevereiro, e que outros 60.352 seguiram o caminho do êxodo.
"Entre as responsabilidades daqueles que fazem a guerra, em todo o mundo, está o sofrimento infligido aos civis que são forçados a fugir de suas casas", acrescentou Grandi no Twitter.
Among the responsibilities of those who wage war, everywhere in the world, is the suffering inflicted on civilians who are forced to flee their homes.
The war in Ukraine is so devastating that 10 million have fled - either displaced inside the country, or as refugees abroad.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
Cerca de 90% dos que fugiram são mulheres e crianças. Os homens entre os 18 e os 60 anos podem ser mobilizados pelo que não podem deixar o país.
A Unicef, agência das Nações Unidas para as crianças, disse que mais de 1,5 milhões de crianças estão entre os que fugiram para o exterior e alertou que os riscos de tráfico e exploração de seres humanos que enfrentam são "reais e crescentes".
Outra agência da ONU, a Organização Internacional para as Migrações (OIM) também anunciou que, na quarta-feira, 162.000 cidadãos de países terceiros fugiram da Ucrânia para Estados vizinhos.
Outros milhões deixaram suas casas, mas permanecem dentro das fronteiras da Ucrânia. De acordo com agências da ONU e agências relacionadas, cerca de 6,48 milhões de pessoas estão deslocadas internamente na Ucrânia até quarta-feira, após uma investigação da OIM.

Leia também:
"No autocarro havia um silêncio assustador." Perto de 50 refugiados da Ucrânia chegam a Lisboa
O ACNUR estimou inicialmente que até quatro milhões de pessoas poderiam deixar a Ucrânia.
Antes do conflito, a Ucrânia tinha uma população de 37 milhões em áreas controladas pelo governo, excluindo a Crimeia anexada à Rússia e áreas separatistas pró-Rússia no leste.
ACOMPANHE AQUI TUDO SOBRE O CONFLITO ENTRE A RÚSSIA E A UCRÂNIA