- Comentar
As previsões de aerossol do serviço de monitorização atmosférica Copernicus mostram grandes quantidades de poeiras do Saara a deslocarem-se em direção a Norte, devendo atingir toda a Europa "nos próximos dias". Estas previsões indicam ainda que a qualidade do ar em grandes partes de Espanha, Portugal e França está degradada.
O serviço de monitorização atmosférica vai continuar a monitorizar o transporte de poeira do Saara, seguindo as previsões recentes que apresentam valores mais elevados na Europa Ocidental entre 15 e 17 de março de 2022.

© Copernicus
Desde 11 de março, as previsões do serviço de monitorização atmosférica Copernicus apontam uma "grande nuvem de poeira com valores muito elevados de profundidade ótica de aerossol (AOD) e concentrações de poeira a deslocar-se para Norte através da Península Ibérica, França e regiões centrais da Europa, entre 15 e 17 de março".
"A trajetória desta nuvem de poeira resultou em concentrações muito elevadas de partículas grossas (PM10), até 250 microgramas por metro cúbico. Embora as medições da Agência Europeia do Ambiente tenham vindo a mostrar valores superiores a este em muitos locais em toda a Espanha no dia 15 de março, isto é superior ao limiar médio recomendado pela UE de 50 microgramas por centímetro cúbico", explica o serviço de monitorização atmosférica Copernicus em comunicado.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias

Leia também:
Céu laranja. Poeira do Saara atinge Península Ibérica e pode chegar ao norte da Europa
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê também que as poeiras oriundas do norte de África se mantenham no território da Península Ibérica até à próxima quinta-feira, dia 17. Além de causarem alterações na cor do céu, estas poeiras podem ter "implicações na qualidade do ar e possíveis impactos na saúde", alerta.
Enquanto se mantiverem no ar as poeiras vindas do norte de África, a Direção-Geral de Saúde recomenda às pessoas mais suscetíveis à fraca qualidade do ar que fiquem dentro dos edifícios e, se possível, de janelas fechadas.

Leia também:
Poeiras africanas no ar até quinta-feira. DGS recomenda a idosos e crianças que fiquem em casa
A autoridade de saúde pública apela a quem puder que evite respirar ao ar livre, mas se tiver de ser, pelo menos que evite esforços ou exercícios físicos.
Também a Sociedade Portuguesa de Pneumologia aconselha os doentes asmáticos a minimizarem a exposição ao ar livre, cumprir a medicação e, em caso de terapêutica de SOS, reforçar a utilização.

Leia também:
Poeiras do Saara. Asmáticos aconselhados a reforçar terapêutica SOS