Encontradas 29 milhões de doses da vacina AstraZeneca escondidas em Itália

O país de destino seria o Reino Unido.

Foram encontradas, esta quarta-feira, 29 milhões de doses da vacina AstraZeneca escondidas em Itália, cujo destino seria o Reino Unido. Esta descoberta surge na sequência de uma investigação iniciada por recomendação da Comissão Europeia, que pretende controlar a exportação de vacinas para fora dos 27 até que a AstraZeneca entregue as doses prometidas à Europa.

Segundo o jornal italiano La Stampa, a remessa localizada em Itália corresponde quase ao dobro do que a farmacêutica enviou à União Europeia (UE) nos últimos meses. As doses foram encontradas num armazém em Anagni, a 50 quilómetros de Roma.

O Reino Unido, que nunca vendeu vacinas à UE, seria o destino das doses em causa, sendo que as mesmas foram produzidas na Holanda. A nação já vacinou mais de 40% da sua população com pelo menos uma dose, em grande parte, graças às 10,9 milhões de doses entregues pela União Europeia.

"Continuamos a ser o maior exportador de vacinas. Ninguém está a fazer tanto", disse o vice-presidente executivo da Comissão Europeia, Valdis Dombrovskis adiantou que a farmacêutica está "muito longe" de cumprir o estipulado, lembrando que não vai atingir os 30 milhões de doses prometidas recentemente à UE.

A AstraZeneca já veio tentar desfazer as suspeitas. A farmacêutica garante que, das 29 milhões de doses encontradas, 16 estavam destinadas ao mercado europeu e 13 ao programa internacional Covax.

A partir de agora, passam a existir dois novos critérios para a autorização de exportação de vacinas: a reciprocidade, ou seja, se o país de destino vende para a UE, e a proporcionalidade, tendo em conta a situação epidemiológica e de imunidade de cada país.

LEIA AQUI TUDO SOBRE A COVID-19

Recomendadas

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de