"Espero que isto acabe rapidamente." O testemunho de um padre a partir da cave de uma igreja junto a Kiev

O padre Pauline Roman Laba conta à TSF que os últimos dias têm sido muito difíceis. O responsável da paróquia de Bowary, perto de Kiev, pede proteção a Deus e espera que "não falte nada" às pessoas que estão abrigadas na cave desta igreja.

Nas últimas noites cerca de 80 pessoas têm procurado abrigo na Igreja de Bowary, um subúrbio de Kiev. O padre Pauline Roman Laba, responsável por esta paróquia e que faz parte da Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), conta que os últimos dias foram muito difíceis.

"A nossa cidade foi atacada durante cinco dias pelos mísseis e pelo exército russo. A última noite foi mais calma, estamos abrigados na cave da Igreja. Agora está mais calmo, esperamos e rezamos. Durante o dia têm estado aqui cerca de 30 pessoas, durante a noite temos sido 70/80. Até ao momento temos tido o que precisamos, esperemos que não falte nada", afirmou em declarações à TSF.

O padre Pauline Roman Laba espera que esta guerra termine o mais rapidamente possível.

"Estas pessoas são nossos paroquianos e também de freguesias vizinhos. Têm medo que as casas sejam destruídas e quando se ouvem as sirene de aviso de ataque aéreo todos procuram abrigam-se na Igreja, porque nas igrejas têm caves, o que dá mais proteção. Além disso são religiosos, se estamos numa situação de risco de morte rezamos, pedimos a Deus proteção. Não sei que dizer. Espero que Deus nos proteja e que isto acabe rapidamente", assinala.

A conversa com a TSF acabou por ser interrompida pelo aviso de um ataque aéreo, quando o responsável da paróquia de Bowary garantia que os ucranianos vão dar luta às tropas russas.

"A cidade está a trabalhar na proteção, ao protegermo-nos estamos a proteger a cidade dos russos. Estamos a proteger estradas, a proteger pontes e outras vias... Desculpe mas agora está a tocar uma sirene e não posso falar mais..."

ACOMPANHE AQUI TUDO SOBRE O CONFLITO ENTRE A RÚSSIA E A UCRÂNIA

Recomendadas

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de