- Comentar
A China condenou, esta quinta-feira, o Presidente dos EUA naquilo a que chamou declarações "extremamente irresponsáveis". Joe Biden disse que o seu homólogo chinês Xi Jinping enfrentava "enormes problemas".
Relacionados
Biden garante que "não procura um conflito" com a China após caso com balão
EUA acreditam que balão abatido faz parte de programa de espionagem chinês
Verbalizando uma forte insatisfação de Pequim, um porta-voz do Ministério chinês dos Negócios Estrangeiros afirmou este tipo de retórica de Washington vai contra a "etiqueta diplomática básica", sublinhando a "forte insatisfação" de Pequim após as declarações de Joe Biden.
Na quarta-feira, durante uma entrevista, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou que Xi Jinping enfrenta "problemas enormes", entre os quais uma "economia frágil".
Em entrevista ao programa "PBS NewsHour", Biden afirmou que a China está limitada na sua capacidade de enfrentar os Estados Unidos devido à necessidade de proteger o comércio internacional, e que Xi encontra-se numa posição "nada invejável".
"Consegue pensar em algum outro líder mundial que trocaria de lugar com Xi Jinping? Não consigo pensar em nenhum", disse Biden. "Esse homem tem problemas enormes", acrescentou.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
O líder norte-americano, que costuma descrever a relação entre Estados Unidos e China como "a mais importante do mundo", defendeu que Xi "também tem um grande potencial". No entanto, considerou que, "até agora, ele [Xi Jinping] tem uma economia que não está a funcionar muito bem".
Biden e Xi Jinping reuniram-se em novembro passado, no âmbito de uma reunião do G20, em Bali. Desde então, têm conversado por telefone ou chamada de vídeo.