- Comentar
Mais de 600 mil aves foram abatidas em França desde o primeiro caso de gripe aviária detetado numa exploração no final de novembro, noticia a agência France-Presse (AFP).
Relacionados
De acordo com dados provisórios do Ministério da Agricultura, citados pela AFP, foram identificados 26 surtos do vírus em explorações, principalmente no sudoeste de França, 15 casos em animais selvagens e três casos numa quinta.
A França, como muitos países europeus, está a ser, mais uma vez, afetada neste inverno pela influenza aviária, conhecida como gripe aviária, altamente patogénica, transmitida por aves migratórias.

Leia também:
Detetado terceiro foco de gripe das aves em Portugal
No ano passado, esta epizootia causou quase 500 surtos, que resultaram no abate, muitas vezes, preventivo de cerca de 3,5 milhões de aves, principalmente patos.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
Desde que foi detetado pela primeira vez, a 26 de novembro, no norte de França, na cidade de Warhem, a gripe aviária afetou outras explorações no norte e atingiu o sudoeste do país, onde a maioria dos casos está agora concentrada.
As explorações foram despovoadas e desinfetadas, acrescentou o ministério.
Serão aplicadas restrições adicionais para limitar o contágio "numa área elevada no Sudoeste", cuja extensão deve ser especificada por decretos provinciais.
Dentro desse perímetro, os criadores não poderão receber novos pintainhos ou patinhos nas suas explorações "até ao dia 7 de janeiro".
"Essas medidas podem ser prorrogadas, tendo em vista a evolução da situação sanitária", alertou o ministério.

Leia também:
"Corte de relações comerciais." Focos de gripe das aves em Portugal trazem "danos colaterais"