- Comentar
A nova primeira-ministra britânica, Liz Truss, reagiu à morte da rainha Isabel II lembrando-a como "um pilar para o Reino Unido moderno" e prometendo apoio ao novo rei.
Relacionados
Morte de Isabel II: Zelensky expressa sinceras condolências por "perda irreparável"
Liz Truss confirma que vai reduzir impostos apesar da crise económica
"Operação Ponte de Londres" posta em marcha para as cerimónias fúnebres de Isabel II
"Estamos todos devastados pelas notícias que recebemos. A morte da rainha é um grande choque para o mundo. Isabel II foi um pilar para o novo Reino Unido", começa por dizer a chefe de Governo britânica.
Liz Truss lembra que a rainha "ascendeu ao trono após a II Guerra Mundial" e "apoiou o desenvolvimento da Commonwealth".

Leia também:
Morreu Isabel II, a rainha que o mundo cresceu a ver
"Somos agora uma nação unida e desenvolvida. Isabel II trouxe-nos a força e estabilidade que precisávamos. Foi o espírito do Reino Unido que perdurará no tempo", refere a primeira-ministra.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
Quanto ao futuro, Liz Truss pede união: "Temos de nos unir enquanto povo para apoiar o novo rei. Estamos numa nova era da história do nosso país."
E terminou dizendo "God save de king", referindo-se ao sucessor, Carlos III.
A rainha Isabel II, do Reino Unido, morreu esta quinta-feira em em Balmoral, na Escócia, para onde o círculo familiar mais próximo viajou ao longo do dia.

Leia também:
Morreu a rainha Isabel II
Isabel II morreu aos 96 anos, sendo que esteve no trono britânico durante 70 anos.
Na manhã desta quinta-feira, os médicos da rainha mostraram-se "preocupados com a saúde de Sua Majestade", recomendando "supervisão médica".
"A Rainha continua a sentir-se confortável e em Balmoral", lia-se na breve comunicação.