- Comentar
Um grande júri de Nova Iorque decidiu indiciar o antigo presidente dos Estados Unidos Donald Trump pelo alegado pagamento de um suborno à atriz pornográfica Stormy Daniels para garantir o seu silêncio sobre uma relação sexual antes das eleições de 2016, avançam os média norte-americanos.
Relacionados
Trump regressa à campanha com coro de detidos por envolvimento no ataque ao Capitólio
Leitura da acusação contra Trump marcada para terça-feira. Ex-presidente vai declarar-se inocente
Trump vai discursar na Florida, no mesmo dia em que vai a tribunal em Nova Iorque
O The New York Times cita quatro fontes ligadas ao processo, que avançam que a acusação, sob o gabinete do procurador distrital de Manhattan, deve ser formalizada nos próximos dias.
O antigo líder republicano tornar-se-á assim no primeiro ex-presidente ou presidente norte-americano a ser acusado de um crime.
Nos Estados Unidos o grande júri é utilizado para questões particularmente controversas e a sua missão é determinar se existem provas suficientes para investigar um possível crime.
Paralelamente ao processo em Nova Iorque, o Departamento de Justiça está a investigar o tratamento de milhares de documentos oficiais, incluindo cerca de 300 classificados retirados da Casa Branca no final do mandato de Trump, em janeiro de 2021, e encontrados por agentes do FBI em agosto durante uma busca à sua casa em Mar-a-Lago, no estado da Florida.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias