- Comentar
Um jovem de 19 anos foi preso na estação terminal de Santa Oliva, em Tarragona, por, alegadamente, ter cortado 600 metros de cabos de fibra ótica, que terão originado a interrupção da linha de alta velocidade (AVE) que liga Madrid a Barcelona, na madrugada desta segunda-feira.
De acordo com o El Mundo, o suspeito foi detido em flagrante delito enquanto roubava vários metros de cabo de fibra ótica na zona de Santa Oliva e ainda resistiu à detenção. Agora, o jovem será acusado de roubo, estragos e resistência aos agentes de autoridade.
A polícia da Catalunha recuperou parte do material roubado e não descarta que o suspeito faça parte de um grupo organizado que se dedica a extrair o material dos cabos para depois vender. A investigação continua a decorrer e não estão descartadas mais detenções, pelo que as forças de autoridade acreditam que os atos de sabotagem na linha do AVE estão relacionados com roubo e não tinham nenhuma componente de vandalismo.
Os atos denunciados foram realizados durante a madrugada, com o roubo de 600 metros de cabo de fibra ótica e de sinalizações, que provocaram a suspensão da circulação da linha de Alta Velocidade entre Madrid e a Catalunha. Em vários locais, entre L'Arboç (Tarragona) e Figueres-Vilafant (Girona) foram afetadas as comunicações e os sistemas energéticos.
A Afif, gestora das infraestruturas ferroviárias espanholas, restabeleceu a ligação entre a capital espanhola e Barcelona às 11h30 locais (10h30 em Lisboa). Ainda assim, estima-se que as ligações possam sofrer atrasos até o sistema estar totalmente normalizado.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias