- Comentar
Um incêndio deflagrou esta sexta-feira num navio de cruzeiro com bandeira italiana enquanto navegava pelo Mar Jónico, terminando com um membro da tripulação ferido, entre as quase 300 pessoas a bordo, disse a guarda costeira grega.
O Euroferry Olympia transportava 239 passageiros e 51 tripulantes a bordo, bem como veículos. O navio, que se dirigia para Itália a partir da cidade portuária grega de Igoumenitsa, deflagrou às 4h30 da manhã locais (2h30 em Portugal).
O membro da tripulação que ficou ferido tinha 42 anos de idade, disse um oficial da guarda costeira à AFP. Imagens da televisão mostraram o homem, caminhando com dificuldade e a ser ajudado por bombeiros. Foi transportado para Corfu num barco de patrulha da guarda costeira e foi hospitalizado com dificuldades respiratórias, de acordo com relatos dos meios de comunicação locais.
"Os passageiros do navio de cruzeiro foram transferidos sãos e salvos em barcos de salvamento para Corfu", disse Rodi Kratsa, a governadora da região das Ilhas Jónicas à emissora pública grega ERT TV.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
Algumas imagens da televisão local mostraram o navio, propriedade das Linhas Grimaldi italianas, envolto em chamas.
A causa do incêndio, que deflagrou ao largo da ilha grega de Ereikousa, é ainda desconhecida.
Os barcos de patrulha e reboque da guarda costeira grega deslocaram-se prontamente para o local. Para a operação de resgate, foi utilizada uma fragata e dois helicópteros.
Existe um tráfego marítimo intenso entre os portos gregos ocidentais de Igoumenitsa e Patras e os portos italianos de Brindisi e Ancona.
O último incêndio de um navio no Mar Adriático ocorreu em dezembro de 2014 no ferry italiano Norman Atlantic. Na altura, treze pessoas morreram no incidente.