- Comentar
O Exército israelita disse esta quarta-feira que o grupo islâmico Hamas reconstruiu algumas das instalações que tinham sido danificadas durante a guerra de Gaza no ano passado, incluindo três novos túneis e vários locais de fabrico e armazenamento de armas.
Relacionados
Multidão invade Parlamento iraquiano em protesto contra nomeação de primeiro-ministro pró-Irão
O Exército israelita publicou imagens aéreas e mapas que mostram o que dizem ser túneis, fábricas de armas e depósitos de armas, apontando que as instalações estão próximas da universidade de Al-Azhar, de uma fábrica da Pepsi, de instalações das Nações Unidas, hospitais e outros locais em Gaza, segundo noticiado pela agência Associated Press (AP).
Por sua vez, o porta-voz do Hamas, Hazem Qassem, disse que as revindicações do Exército são "puras mentiras e fabricações".
Israel e Gaza passaram por quatro grandes escaladas de guerra desde 2008. A última foi em maio de 2021 e provocou 260 mortos na Faixa de Gaza e 13 mortos em Israel.
O Exército israelita diz que está a tentar prevenir baixas civis e acusa o Hamas de utilizar civis como escudos humanos ao operar e a disparar rockets a partir de áreas residenciais.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
Vários grupos de defesa dos direitos humanos acusam Israel de não fazer o suficiente para evitar baixas civis e de atacar alvos sem quaisquer objetivos militares evidentes, enquanto o Hamas é também criticado por apontar rockets a centros populacionais em Israel.
Israel alegou ter infligido danos pesados ao Hamas no ano passado, com um responsável militar a afirmar que mais de cem quilómetros de túneis foram destruídos.