Kiev e Moscovo dão sinais de possível acordo, explosão de gás na Amadora faz vários feridos e outros destaques TSF

As Forças Armadas da Ucrânia anunciam ter abatido oito helicópteros russos, três drones e dois mísseis de cruzeiro nas últimas 24 horas. As autoridades ucranianas dizem também que as tropas russas mataram sete civis nas cidades de Chernigov e Donetsk.

Kiev voltou a acordar com fortes explosões. Os serviços de emergência ucranianos dizem que foram atingidos dois edifícios residenciais, provocando dois feridos. Também em Zaporizhzhia, objetivos civis foram atingidos pelo exército russo.

As Forças Armadas da Ucrânia anunciaram terem abatido oito helicópteros russos, três drones e dois mísseis de cruzeiro nas últimas 24 horas. Por outro lado, as autoridades ucranianas disseram que as tropas russas mataram sete civis nas cidades de Chernigov e Donetsk e confirmaram um bombardeamento russo na região de Dnipropetrovsk.

Os responsáveis ucranianos disseram que o major-general Oleg Mityaev, que comandava a 150.ª divisão de fuzileiros motorizados russa, foi morto na terça-feira em combate, na cidade ucraniana de Mariupol, cercada pelas forças russas. No entanto, a Rússia ainda não confirmou esta informação.

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse que as exigências da Rússia durante as negociações estão a tornar-se "mais realistas" após quase três semanas de guerra. O governante admitiu, num discurso à nação, que é necessário mais tempo para as negociações, que estão a ser realizadas por videoconferência.

Pode acompanhar todos os desenvolvimentos do conflito entre a Rússia e a Ucrânia aqui:

As negociações entre russos e ucranianos são retomadas esta quarta-feira. Kiev e Moscovo dão sinais de esperança para um possível acordo que permita pôr fim à guerra iniciada pela Rússia a 24 de fevereiro, apesar de admitirem dificuldades nas negociações.

O enviado especial da TSF à Ucrânia já partiu de Kiev em direção a Lviv, numa viagem de 14 horas, parte dela em estradas esburacadas e secundárias. Leia as reportagens:

A Procuradoria-Geral da Ucrânia informou que pelo menos 103 crianças morreram e mais de 100 ficaram feridas no país desde o início da invasão russa. A guerra na Ucrânia mata pelo menos cinco ucranianos por dia.

Nos últimos dias, a Amnistia Internacional denunciou a existência de vários casos de tráfico de seres humanos entre refugiados ucranianos que tentam fugir da guerra. Ouvido no programa da TSF Conselho de Guerra, o vice-presidente da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género e relator nacional para o tráfico de seres humanos também reconheceu que há redes de tráfico a atuar nas fronteiras ucranianas. No entanto, Manuel Albano disse que a União Europeia tem tomado medidas no sentido de prevenir essas situações.

Destaque também para as poeiras do Saara que afetam a Península Ibérica. As previsões de aerossol do serviço de monitorização atmosférica Copernicus mostram grandes quantidades de poeiras do Saara a deslocarem-se em direção a Norte, devendo atingir toda a Europa "nos próximos dias". Estas previsões indicam ainda que a qualidade do ar em grandes partes de Espanha, Portugal e França está degradada. A Sociedade Portuguesa de Pneumologia aconselhou os doentes asmáticos a minimizarem a exposição ao ar livre, cumprir a medicação e, em caso de terapêutica de SOS, reforçar a utilização.

Por fim, uma explosão após uma fuga de gás aconteceu num prédio habitacional no Casal de São Brás, na Amadora, causando 16 feridos, pelo menos um em estado grave.

Recomendadas

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de