- Comentar
A organização de defesa dos direitos humanos Safeguard Defenders revelou esta segunda-feira que existem pelo menos mais 48 esquadras chinesas clandestinas em vários países, elevando o número total já conhecido para 102 delegações de autoridade chinesa em território estrangeiro.
Relacionados
Ministério Público investiga caso das "esquadras chinesas" em Portugal
Lisboa recebeu garantias de que China não apoia alegadas esquadras secretas
ONG diz que há esquadras chinesas em Portugal, mas nenhum caso de repatriamento identificado
Num relatório divulgado, a organização refere que estas esquadras estão presentes em 53 países de todo o mundo, quase metade das quais (pelo menos 41) na Europa, com Itália e Espanha a somar o maior número destas delegações da autoridade chinesa em território estrangeiro.
A revelação da existência destes "centros de serviço policil" foi feita em setembro passado, quando a Safeguard Defenders acusou Pequim de manter 54 esquadras em vários países - incluindo três em Portugal (Lisboa, Porto e Madeira) com funções que passam pelo controlo de fugitivos da China e processos de regresso àquele país.
No final de outubro, a China rejeitou as acusações, referindo que as estruturas em causa servem para ajudar cidadãos chineses confinados pela pandemia de Covid-19 a regressar a casa ou a renovar cartas de condução e documentos de identidade.

Leia também:
Unidade de Contraterrorismo da PJ investiga "esquadras chinesas" em Portugal
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias