- Comentar
A Liga Feminista do Porto vai mapear os femicídios em Portugal. O coletivo criou um mapa interativo que permite conhecer em pormenor cada um destes crimes. No ano passado 32 mulheres foram assassinadas, 16 em contexto de relações de intimidade.
O objetivo é fazer a contagem dos femicídios em tempo real. No último ano a Liga Feminista do Porto fez um levantamento de todos os casos de mulheres que morreram vítimas de violência. Diana Carvalho explica que estas informações passam a estar disponíveis num mapa interativo no site ligafeministadoporto.
"O usuário clica em femicídios e aparece um mapa de Portugal como se fosse o google maps, e vai ver vários pontos assinalados que são os locais onde morreram x mulheres no ano passado. Se o usuário passar sobre essa cruz vai encontrar o nome, a forma como aquela mulher morreu, as circunstancias, quando foi noticiado e o que é que está a acontece judicialmente neste momento".
Ouça aqui a reportagem da jornalista Rute Fonseca
O objetivo é ter sempre a informação atualizada e não deixar que estes crimes passem invisíveis."Vamos tentar encontrar padrões como: onde é que os femicídios estão a acontecer mais vezes, porque é que aquela zona do mapa está mais cheia, o que representa... para depois podermos fazer uma análise sobre o que é que o mapa nos está a dizer".
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
Dia 7 de março a Liga Feminista do Porto participa na Manifestação Nacional promovida pelo Movimento Democrático de Mulheres. Diana Carvalho sublinha que uma das bandeiras é a luta pela tipificação penal do crime de femicídio."Garantir acesso à justiça, se não tipificamos o femicídio temos que nós fazer critérios muitas vezes rebuscados e difíceis para perceber se se trata de femicídio. O que seria muito mais fácil se o estado já tivesse esses critérios definidos".
De acordo com os dados do Observatório de Mulheres Assassinadas, em 2020 ocorreram 16 femicídios em Portugal; em dez o homem e a mulher tinham filhos em comum e na sequência destes crimes 21 crianças ficaram órfãs
A Manifestação Nacional de Mulheres realiza-se este domingo, no Jardim da Cordoaria, no Porto, a partir das 15h. Na segunda-feira, dia Internacional da Mulher, a Liga Feminista lança o mapa dos femicídios em Portugal, disponível no site ligafeministadoporto , que também vai ser divulgado dia 8 de março.