- Comentar
O chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, vai discursar esta sexta-feira em Brest, França, numa cimeira internacional sobre oceanos em que estará o Presidente francês, Emmanuel Macron, com quem depois jantará no Palácio do Eliseu, em Paris.
Relacionados
Arranca fim de semana parisiense dedicado às artes portuguesas
Emmanuel Macron visita Portugal para participar na Conferência dos Oceanos
Na cimeira "Um Oceano", em Brest, além de Macron, a lista de chefes de Estado e de Governo presentes inclui também os presidentes do Egito, Colômbia, Chipre, Gana, Namíbia, Tanzânia e Seicheles e os primeiros-ministros da Croácia, Irlanda, Malta, Noruega e de Marrocos.
Marcelo Rebelo de Sousa estará na sessão de alto nível desta cimeira, que começa hoje de manhã, e a sua intervenção deverá acontecer pela hora de almoço.
A França, que exerce neste semestre a presidência rotativa do Conselho da União Europeia, pretende com esta iniciativa impulsionar a agenda europeia e internacional para as questões marítimas, em defesa da biodiversidade dos ecossistemas marinhos, ameaçados pela sobre-exploração, pela poluição e pelos efeitos das alterações climáticas.
A lista de participantes nesta cimeira inclui também, entre outros, os presidentes da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e do Conselho Europeu, Charles Michel, e o enviado especial dos Estados Unidos para o clima, John Kerry.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
Lisboa vai acolher em junho deste ano a segunda Conferência dos Oceanos das Nações Unidas (ONU), que Portugal está a organizar em conjunto com o Quénia, para a qual Marcelo Rebelo de Sousa apelou à adesão do maior número de países, quando discursou na ONU, em Nova Iorque, em setembro.
De Brest, na região da Bretanha, o Presidente da República viajará para Paris, onde terá hoje um jantar no Palácio do Eliseu oferecido por, Emmanuel Macron, por ocasião da abertura da "Temporada Portugal-França 2022".
No sábado, na capital francesa, Marcelo Rebelo de Sousa estará na inauguração da instalação "As Três Graças", de Pedro Cabrita Reis, e num concerto da pianista Maria João Pires, acompanhada pela Orquestra da Fundação Gulbenkian, no âmbito da "Temporada Portugal-França 2022".
Este programa de intercâmbio cultural foi acordado entre os governos português e francês em 2018, mas o seu início foi adiado para fevereiro deste ano devido à pandemia de Covid-19.