- Comentar
Médicos e cientistas de vários países acreditam que exista uma ligação entre a Covid-19 e o aumento de diagnósticos de diabetes de tipo 1 e 2.
Alguns clínicos admitem mesmo que o coronavírus pode afetar a forma como o açúcar é metabolizado, pelo que acreditam que poderão mesmo surgir novas formas de diabetes.
Francesco Rubino, da Universidade King's College de Londres, no Reino Unido, apela à uma investigação aprofundada que estude a eventual ligação entre as duas doenças.
A hipótese surgiu durante uma conversa informal com colegas via Zoom. Vários médicos ou investigadores afirmavam que doentes com Covid-19 desenvolveram diabetes durante a doença ou pouco depois de terem recuperado. Mais de 350 médicos de todo o mundo reportaram a mesma situação.

Leia também:
E depois da Covid-19? Eventuais sequelas vão desde fadiga a danos cerebrais
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
"Consideramos que vale a pena iniciar uma investigação porque isto - especialmente devido ao tamanho da pandemia - pode ser um problema significativo", alerta Francesco Rubino em declarações ao The Guardian.
"Na minha opinião, não há dúvida. ACovid-19 é certamente uma das causas de novos casos de diabetes", afirma também Paul Zimmet, professor na universidade Monash, na Austrália. "Mas ainda não entendemos completamente - em primeiro lugar, a magnitude e, em segundo lugar, quais das coisas que colocamos em hipótese são os principais fatores."

Leia também:
Diabéticos correm mais risco no que toca a mortalidade por Covid-19
Não há ainda estudos neste sentido. Até agora determinou-se apenas que as pessoas que já têm diabetes correm mais riscos de sofrer uma doença severa caso fiquem infetadas pelo Sars-CoV-2, pelo que fazem parte dos grupos prioritários de vacinação.
