Mohammad Hassan Akhund é o novo primeiro-ministro do Afeganistão

Novo executivo Taliban já foi anunciado. Abdul Ghani Baradar, um dos fundadores do movimento islâmico, também integra o novo Governo como número dois.

Os Taliban anunciaram a composição do novo Governo do Afeganistão, que será liderado por Mohammad Hassan Akhund, noticia a BBC.

A mesma fonte indica que o nome indicado para o cargo de ministro do Interior é procurado pelo FBI. "Sabemos que o povo do nosso país esperava por um novo governo", disse um porta-voz, citado pela BBC.

O líder supremo dos taliban disse, esta terça-feira, ao governo recém-nomeado para defender a sharia. "Asseguro a todos os compatriotas que as figuras vão trabalhar arduamente para defender as regras islâmicas e sharia no país", disse Hibatullah Akhundzada, que nunca foi visto em público, numa declaração citada pela AFP.

Segundo a agência noticiosa norte-americana Associated Press, o 'mullah' Hassan Akhund chefiou o Governo dos talibãs durante os últimos anos do seu anterior regime (1996-2001) e o 'mullah' Baradar, que liderou as negociações com os Estados Unidos e assinou o acordo para a retirada das tropas norte-americanas do Afeganistão, é um dos seus dois adjuntos.

Os taliban tinham indicado há uma semana que estavam quase concluídas as rondas de consultas para a formação do novo Governo, que se tornou mais urgente após a partida, a 31 de agosto, do último avião com soldados norte-americanos.

Após quase duas décadas de presença de forças militares norte-americanas e da NATO, os taliban tomaram o poder em Cabul a 15 de agosto, culminando uma rápida ofensiva que os levou a controlar as capitais de 33 das 34 províncias afegãs em apenas 10 dias.

Desde então, os combatentes islamitas radicais asseguraram em várias ocasiões a intenção de formar um Governo islâmico "inclusivo", que represente todas as tribos e etnias do Afeganistão.

Recomendadas

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de