- Comentar
Portugal desceu no ranking que classifica a felicidade global - o Relatório da Felicidade Mundial - divulgado esta segunda-feira pela Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.
Relacionados
"A China não deve fornecer ajuda letal à Rússia"
O relatório mais recente incide sobre o período entre 2020 e 2022 e Portugal mantém-se cai do 34º lugar (em 2019) para a 56.º posição no ranking com 137 países.
A fraca falta de generosidade e crescente perceção de corrupção são os fatores que mais influenciaram negativamente a felicidade dos portugueses.
São ainda avaliados critérios de rendimento, apoio social, esperança de vida com saúde e liberdade.
Finlândia, Dinamarca e Islândia continuam a ser os países mais felizes do mundo, no caso da Finlândia há seis anos consecutivos.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
Seguem-se Israel (que substitui a Suíça no quarto lugar do ranking); Países Baixos; Suécia; Noruega; Suíça; Luxemburgo; e Nova Zelândia.
Já os países mais infelizes do mundo, são o Afeganistão; Líbano; Serra Leoa; Zimbabwe; Congo; Botswana; Malawi; Comores; Tanzânia e Zâmbia.
Apesar de o relatório abranger os anos de pandemia e guerra na Ucrânia, não houve grandes alterações no índice de felicidade da maioria dos países.