"Nunca vi nada tão grande." Sapo encontrado na Austrália pode ser o maior do mundo

Os guardas florestais já retiraram o animal do meio selvagem pelo perigo que poderia representar.

Os responsáveis pela vida selvagem no Norte da Austrália encontraram, numa floresta tropical, um sapo tão grande que acharam que era falso. "Toadzilla", como foi batizado, é seis vezes maior do que um sapo médio. Pesa 2,7 quilos e pode vir a bater o recorde de maior sapo do mundo, que até agora era de 2,65 quilos.

Assim que conseguiram apanhar o animal, os especialistas colocaram-no num recipiente e retiraram-no do meio selvagem. A guarda florestal Kylee Gray nem queria acreditar no que estava a ver quando fazia a patrulha em Queensland.

"Nunca vi nada tão grande. [Parecia] uma bola de futebol com pernas. Demos-lhe o nome de Toadzilla", afirmou Kylee Gray à Australian Broadcasting Corporation.

A equipa de Kylee Gray capturou rapidamente "Toadzilla", que acreditam ser uma fêmea, e pesou-a. Sabiam que seria pesada, mas ficaram surpreendidos ao descobrir que poderia estabelecer um novo recorde mundial. Suspeitam que este sapo gigante se tenha alimentado de insetos, répteis e pequenos mamíferos.

"Um sapo daquele tamanho comerá tudo o que conseguir caber na sua boca", acredita a guarda florestal.

Também não têm certezas sobre a idade de "Toadzilla", mas acreditam que já "existe há muito tempo" e que a espécie pode viver até 15 anos na natureza. Entretanto eutanasiaram o sapo, como é prática recorrente na Austrália para as pragas. Os restos mortais serão doados ao Museu de Queensland.

Os sapos são uma das pragas mais prejudiciais do país e estima-se que, atualmente, sejam centenas de milhões. Não têm predadores naturais na Austrália e as espécies venenosas têm provocado estragos às populações de animais nativos.

Recomendadas

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de