- Comentar
A guarda costeira grega disse esta terça-feira que está em curso uma operação de resgate ao largo da ilha de Creta, após um barco até 500 migrantes a bordo ter emitido um sinal de socorro.
"Podemos ver o barco (...) há um grande número de pessoas a bordo", disse um porta-voz da guarda costeira à agência de notícias France-Presse (AFP). A operação está, no entanto, a ser dificultada por ventos fortes a sudoeste de Creta.
A mesma fonte acrescentou que estão entre 400 e 500 pessoas no barco, de acordo com o pedido de socorro recebido pelas autoridades.
As autoridades receberam o pedido de socorro pouco depois da meia-noite desta terça-feira. Dois cargueiros próximos, um petroleiro e dois barcos de pesca italianos estão a prestar assistência.
Devido às patrulhas reforçadas da guarda costeira grega e da agência de fronteiras da União Europeia Frontex no mar Egeu, os migrantes utilizam a rota mais longa e perigosa a sul de Creta.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
"Oitenta por cento dos fluxos da Turquia vão diretamente para Itália", disse o Ministro das Migrações Notis Mitarachi à Skai TV na semana passada.