- Comentar
Representantes da oposição venezuelana ao regime de Nicolás Maduro pediram ao PS apoio político para a "reposição da normalidade democrática" e auxílio humanitário à Venezuela, num encontro com três deputados socialistas, na quarta-feira no Parlamento.
De acordo com uma nota divulgada esta quinta-feira pelo Grupo Parlamentar do PS, participaram nesta reunião com elementos da oposição na Venezuela no exílio "vinculados à presidência interina de Juan Guaidó" os deputados socialistas Marta Freitas, Lara Martinho e Paulo Pisco.
Os opositores Ramon Colina, Dinorah Figuera e Aldo Santis "abordaram assuntos relacionados com a situação política na Venezuela e as próximas eleições regionais previstas para outubro. Muito particularmente, pedem apoio para que seja reposta a normalidade democrática e o respeito pelos direitos políticos dos representantes da oposição", lê-se no comunicado da bancada socialista.
Segundo o PS, os três oposicionistas venezuelanos pretendem "o apoio da comunidade internacional para a situação social, política, económica e sanitária que se vive na Venezuela".
"Além da conjuntura económica e social muito precária, estes representantes relataram que a situação se agravou fortemente devido à pandemia de Covid-19, mas sem que haja dados fiáveis sobre o número de infetados, de mortes e de internamentos", salienta-se na mesma nota.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
Ainda de acordo com o PS, durante a reunião, foi salientada particularmente "a enorme emigração que se tem verificado nos últimos anos, que levou à saída do país de cerca de seis milhões de venezuelanos, principalmente para nações vizinhas, mas também para Portugal, com forte incidência na Madeira, assim como para Espanha".