A surpreendente vitória de CODA e a insólita bofetada de Will Smith a Chris Rock. Eis o filme dos Óscares

Jessica Chastain ganhou o prémio de Melhor Atriz e o Melhor Ator foi Will Smith, que ainda protagonizou um insólito momento da noite.

Com alguma surpresa, CODA venceu o Óscar de Melhor Filme. A película dirigida por Sian Heder e distribuída pela Apple TV+ bateu a concorrência de O Poder do Cão, da Netflix, que era apontado como favorito.

A realizadora e argumentista do filme venceu ainda o prémio para o Melhor Argumento Adaptado, enquanto Troy Kotsur foi considerado o Melhor Ator Secundário pelo papel de Frank Rossi em CODA. Kotsur é o primeiro ator surdo a conquistar um Óscar.

Apesar das 12 nomeações à partida, O Poder do Cão apenas se pôde contentar com uma estatueta dourada. Jane Campion venceu o Óscar de Melhor Realização, tornando-se a terceira mulher a consegui-lo e a segunda consecutiva, depois de Chloé Zhao ter vencido em 2021.

Kennet Branagh venceu o Óscar de Melhor Argumento Original, com Belfast.

Outro dos principais vencedores da noite foi Dune. O filme realizado por Denis Villeneuve conquistou seis prémios. Além de Greig Fraser receber o Óscar de Melhor Fotografia e Paul Lambert, Tristan Myles, Brian Connor e Gerd Nefzer o de Melhores Efeitos Visuais, o filme conseguiu a Melhor Edição, para Joe Walker, a Melhor Banda Sonora Original, para Hans Zimmer, o Melhor Som, para Mac Ruth, Mark Mangini, Theo Green, Doug Hemphill e Ron Bartlett e o Melhor Design de Produção, para Patrice Vermette e Zsuzsanna Sipos.

Na interpretação, Jessica Chastain venceu o Óscar de Melhor Atriz, pelo papel de Tammy Faye Bakker em The Eyes of Tammy Faye. O Melhor Ator foi Will Smith, no papel de Richard Williams em King Richard. Ariana DeBose, com o papel de Anita em West Side Story, venceu o prémio de Melhor Atriz Secundária. Esta premiação acontece 60 anos depois de Rita Moreno ter ganho o mesmo prémio com o mesmo papel na primeira versão da história lançada em 1961.

Will Smith protagonizou o momento da noite, com um episódio de aparente agressão a Chris Rock. Quando. o também ator e humorista Rock subiu ao palco para entregar o Óscar de Melhor Documentário (Summer of Soul) e fez algumas piadas. Uma dessas piadas teve como alvo a mulher de Smith, Jada Pinkett-Smith, sugerindo que aparecesse numa sequela de "G.I. Jane" por causa da falta de cabelo. Will Smith levantou-se, dirigiu-se a Chris Rock e agrediu-o no rosto, sentando-se depois a gritar: "Mantém o nome da minha mulher fora da p*** da tua boca."

De acordo com o correspondente da revista Hollywood Reporter Scott Feinberg, Will Smith parecia estar em lágrimas durante o intervalo, quando era confortado por Danzel Washington e Tyler Perry.

Entretanto, a Academia reagiu ao acontecimento no Twitter: "A Academia não tolera violência de qualquer forma. Esta noite, temos o prazer de celebrar os vencedores dos 94.º prémios da Academia, que merecem este momento de reconhecimento dos seus parceiros e dos amantes de cinema em todo o mundo."

Conheça a lista completa dos vencedores:

Melhor Realização: Jane Campion - "O Poder do Cão"

Melhor Atriz: Jessica Chastain - "The Eyes of Tammy Faye"

Melhor Ator: Will Smith - "King Richard"

Melhor Ator Secundário: Troy Kotsur - "CODA"

Melhor Atriz Secundária: Ariana DeBose - "West Side Story"

Melhor Argumento Original: "Belfast"

Melhor Argumento Adaptado: "CODA"

Melhor Cinematografia: "Dune"

Melhor Montagem: "Dune"

Melhor Filme Internacional: "Drive my Car"

Melhor Documentário em Longa-Metragem: "Summer of Soul"

Melhor Documentário em Curta-Metragem: "The Queen of Basketball"

Melhor Filme de Animação: "Encanto"

Melhor Curta-Metragem de Animação: "The Windshield Wiper"

Melhor Curta-Metragem: "The Long Goodbye"

Melhor Banda Sonora Original: "Dune" - Hans Zimmer

Melhor Canção Original: "No Time to Die" de Billie Eilish - ("007: No Time to Die")

Melhor Direção de Arte: "Dune"

Melhor Guarda-Roupa: "Cruella"

Melhores Efeitos Especiais: "Dune"

Melhor Som: "Dune"

Melhor Maquilhagem e Cabelo: "The Eyes of Tammy Faye"

Recomendadas

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de