- Comentar
A cidade de Chornomorsk, situada a 20 quilómetros a oeste de Odessa, foi atingida pelas tropas russas, pouco depois das 07h00 deste sábado (hora local, menos duas horas em Lisboa).
Relacionados
Zelensky apela a "resposta global firme" após ataque a estação de comboios
Uma grande explosão, audível em Odessa, aconteceu no porto de Chornomorsk, tendo sido possível ver fumo a sair de um edifício.
Em Odessa, começa esta noite o recolher obrigatório, que se prolonga até à manhã de segunda-feira, dado que, tal como o autarca da cidade já explicou, espera-se um ataque com mísseis russos no domingo, dia em que se celebra a libertação das tropas nazis, em 1944.
Ouça aqui a reportagem da TSF
A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que matou pelo menos 1.626 civis, incluindo 132 crianças, e feriu 2.267, entre os quais 197 menores, segundo os mais recentes dados da ONU, que alerta para a probabilidade de o número real de vítimas civis ser muito maior.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
A guerra já causou um número indeterminado de baixas militares e a fuga de mais de 11 milhões de pessoas, das quais 4,3 milhões para os países vizinhos.
Esta é a pior crise de refugiados na Europa desde a II Guerra Mundial (1939-1945) e as Nações Unidas calculam que cerca de 13 milhões de pessoas necessitam de assistência humanitária.
ACOMPANHE AQUI TUDO SOBRE A GUERRA NA UCRÂNIA