- Comentar
Portugal caiu um lugar, mas permanece no top 5 dos países mais seguros do mundo, estando agora em quarto lugar, entre 163 Estados e territórios independentes avaliados pelo Instituto para a Economia e Paz, que todos os anos divulga o índice global da paz.
Em 2020, Portugal estava em terceiro, mas caiu agora para o quarto lugar, numa lista liderada pela Islândia desde 2008.
O segundo país mais seguro continua a ser a Nova Zelândia, seguida da Dinamarca, que troca de posição com Portugal.
O índice, divulgado esta manhã, alerta que o nível da paz, à escala global, continua a ser abalado por uma onda de tensão e incerteza, resultado da pandemia da Covid-19. Há ainda uma tensão crescente entre as maiores potências mundiais.
O ministro da Administração Interna já se congratulou com a avaliação positiva de Portugal. Numa nota enviada às redações, Eduardo Cabrita salienta que, no ano passado, registaram-se os indicadores mais baixos de criminalidade, desde que existe o atual modelo de registo.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
O governante lembra que isso foi conseguido "num ano difícil, durante uma pandemia que, em muitos países, contribuiu para o aumento de conflitos e de algumas formas de criminalidade".
Eduardo Cabrita entende que o facto de Portugal ser considerado um dos países mais seguros do mundo é um "ativo para a qualidade de vida dos portugueses" e uma vantagem competitiva face a outros países.