"Ciclone bomba único numa geração." Frio extremo deixa EUA em alerta

Termómetros vão descer aos 30 graus negativos em poucas horas em várias regiões do país por causa de uma massa de ar frio proveniente do Ártico.

Numa altura em que milhões de norte-americanos viajam pelo país para celebrarem o Natal, os EUA vão ser afetados por uma tempestade de inverno severa nos próximos dias. As baixas temperaturas e os nevões estão a ameaçar os planos de viagens de milhões de pessoas.

O Serviço Meteorológico dos Estados Unidos [NWS, na sigla em inglês] já emitiu alertas para vários estados, uma vez que se aproxima uma massa de ar do Ártico que irá reduzir as temperaturas a "níveis perigosos e potencialmente fatais", cita o The Guardian.

Os meteorologistas falam num "ciclone bomba único numa geração" que se prepara para atingir o centro e a costa Leste com maior intensidade. "Alguns dos parâmetros desta intensa tempestade estão climatologicamente fora dos gráficos", afirma o NWS.

As previsões meteorológicas apontam que as temperaturas podem descer aos "20, 30 graus negativos" e os especialistas avisam que o vento frio fará com que a sensação térmica seja mais intensa.

As baixas temperaturas poderão vir ainda a provocar cortes no fornecimento de energia.

Recomendadas

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de