- Comentar
As primeiras projeções divulgadas após o encerramento das urnas na Alemanha anteveem uma disputa renhida ou mesmo um empate técnico entre os sociais-democratas do SPD e os conservadores da CDU, força política de Angela Merkel.
Na projeção avançada pelo canal público ZDF, o Partido Social-Democrata (SPD), de Olaf Scholz, terá conseguido 26% dos votos, contra os 24% atribuídos à União Democrata-Cristã (CDU) de Armin Laschet.
Já a projeção da estação ARD (também pública), dá um empate técnico entre as duas formações políticas, ao registarem a mesma votação: 25%.

Leia também:
Alemães vão às urnas para escolher sucessor de Merkel
Estes primeiros números devem ser encarados, no entanto, com prudência, uma vez que não incluem o voto por correspondência.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
Estima-se que, especialmente por causa da pandemia de Covid-19, mais de metade dos eleitores alemães tenha optado pelo voto por correio, modalidade que pode registar níveis recorde no atual escrutínio.
À exceção da cidade-estado de Berlim, as mesas de voto para as eleições federais alemãs, que irão escolher os deputados do Bundestag (câmara baixa do parlamento federal da Alemanha), após 16 anos de governação da chanceler Angela Merkel, encerraram às 18h00 locais (17h00 de Lisboa).
As assembleias de voto abriram, em todo o país, às 08h00 da manhã (hora local), com cerca de 60,4 milhões de eleitores alemães a serem chamados a votar, menos que nas eleições de 2017.