- Comentar
Daqui Odessa, navio ao fundo. É uma de duas vitórias conseguidas na "batalha naval" que a cidade trava, por estes dias, com os russos.
Relacionados
Os relógios locais marcavam 6h30 quando as sirenes tocaram. Dois drones russos que teriam a cidade como alvo eram abatidos pela artilharia ucraniana.
Mas o maior triunfo seria outro. Ao que tudo indica, um vaso de guerra russo, estacionado no Mar Negro com 500 homens a bordo, foi destruído. Uma das fontes de perigo que a cidade vê ao longe, na linha do horizonte, foi ao fundo. Outras informações, não confirmadas, dão conta de que terão sido destruídos mais dois navios.

Leia também:
"Situação de alta tensão" em Kherson. O relato de quem vive numa cidade divida
Odessa tem sido poupada, mas está tensa por ser um alvo fácil através do mar, ar e terra. Os vasos de guerra, embora mal se vejam da cidade, continuam a ser focos de perigo flutuantes. Pelo ar, também é um alvo fácil porque o espaço aéreo sobre o Mar Negro não é controlado. E por terra, desde a anexação da Crimeia, em 2014, há uma linha de fogo reta que pode ser explorada pelos mísseis russos.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
Mas apesar do mais do que justificado medo, a cidade está praticamente intacta, há pouca destruição e não se contam baixas... Sendo que tudo pode mudar a partir do momento em que Moscovo decida que Odessa, nesta altura dirigida por um governo civil e outro militar, é um alvo estratégico.
Como medida de defesa, o centro histórico está fechado com sacos de areia e checkpoints: só se entra com autorização e acompanhamento militar ou sendo morador. Os principais monumentos também estão inacessíveis e até a Escadaria de Potemkin, outrora ponto de entrada de turistas que chegavam de barco, estão agora encerradas.
A tensão é permanente. Odessa continua a poder ficar debaixo de fogo a qualquer momento. Mas, como em quase tudo, a cabeça - e a motivação - é que manda. Haverá poucas coisas melhores para os habitantes da cidade do que celebrar uma dupla vitória.