- Comentar
Uma bomba não detonada da Segunda Guerra Mundial, que estava submersa num rio, foi revelada devido à seca extrema que se vive em Itália. O engenho explosivo de 450 kg foi encontrado por pescadores nas margens do rio Pó, perto da vila de Borgo Virgilio, na Lombardia, em julho.
Relacionados
Menos chuva e maior seca. Julho foi o segundo mais quente de sempre
Cada gota conta. Retirada relva do estado do Nevada devido à escassez de água
Catorze dos últimos 20 anos foram de pouca chuva, alerta IPMA
"A bomba foi encontrada por pescadores na margem do rio Pó devido à diminuição do nível das águas causada pela seca", disse o coronel Marco Nasi, em declarações à agência de notícias Reuters.
No domingo, cerca de três mil moradores foram retirados para que os especialistas pudessem realizar, com segurança, uma explosão controlada.
O espaço aéreo da área foi encerrado durante um breve período de tempo, bem como o tráfego fluvial, ferroviário e rodoviário.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
Segundo os engenheiros, o dispositivo, fabricado nos Estados Unidos da América, tinha 240 kg de explosivos. Depois de destruído, o artefacto foi transferido para uma pedreira no município de Medole.
O Pó é o rio mais longo da Itália, fluindo dos Alpes do sudoeste até ao Mar Adriático. O país está a viver a pior seca dos últimos 70 anos e, por isso, as autoridades italianas declararam, no mês passado, estado de emergência para as áreas que rodeiam o rio Pó, que irriga cerca de um terço da produção agrícola do país.