SpaceX perde 40 satélites por causa de explosão solar

Os aparelhos iriam integrar o programa Starlink, para fornecer internet de alta velocidade via satélite onde não chegam os fios.

A SpaceX, empresa de Elon Musk, lançou 49 satélites, na semana passada, que iam integrar um projeto para levar a internet de alta velocidade a locais onde é mais difícil chegar com fios. Uma explosão solar afetou 40 desses satélites e deitou os planos por terra.

Os satélites foram atingidos pela tempestade eletromagnética que se seguiu à explosão. Os aparelhos saíram de órbita e vão reentrar na atmosfera, mas vão incendiar-se antes de chegarem à terra. Os satélites deveriam integrar o projeto de internet via satélite Starlink.

A proposta da SpaceX passa por fornecer internet de alta velocidade a locais onde as ligações por fios não chegam, ou são mais difíceis. Um dos locais beneficiados será, por exemplo, Tonga que está sem telecomunicações desde que a erupção de um vulcão, em janeiro, cortou o cabo submarino. Uma estação Starlink está a ser construída perto, nas Fiji, para ajudar a restaurar o acesso.

A empresa de Elon Musk ainda não explicou o que é que a perda destes satélites significa para o projeto Starlink.

Recomendadas

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de