- Comentar
O Ministério da Defesa de Taiwan acusa a China de ter lançado "vários" mísseis balísticos Dongfeng para águas a nordeste e sudoeste de Taiwan, adianta um relatório de segurança interna citado pela agência Reuters.
Relacionados
Taiwan a "preparar-se para a guerra sem procurar a guerra"
Mísseis chineses terão atingido zona económica exclusiva do Japão
Blinken avisa que manobras chinesas são "escalada significativa" da situação em Taiwan
Os disparos terão sido feitos a partir das ilhas Matsu, perto da costa da China, cerca das 14h00 locais (7h00 em Lisboa) e em direção às zonas 2 e 3 das áreas de treino anunciadas pela China.
O Exército Popular de Libertação da República da China confirmou entretanto o lançamento de mísseis, explicando ter-se tratado de "um ataque com mísseis convencionais multirregionais e de vários modelos em águas predeterminadas da parte leste da ilha de Taiwan".
Segundo adiantou um responsável, "todos os mísseis atingiram o alvo com precisão".
As autoridades de Taiwan defendem que os exercícios levados a cabo por Pequim violam as regras das Nações Unidas, invadem o espaço territorial de Taiwan e constituem um desafio direto à livre navegação aérea e marítima.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
O porta-voz do Partido Democrático Progressivo de Taiwan, que está no poder, acusa a China de estar a realizar exercícios nas vias navegáveis internacionais e rotas de aviação mais movimentadas, o que considera ser "um comportamento irresponsável e ilegítimo".
No Twitter, as autoridades de Taiwan deixam também um aviso à China: "Nós vemos tudo."
Notícia atualizada às 9h59