Vídeo: quase 30 horas depois do sismo, bebé de seis meses foi resgatada com vida

Mais de oito mil pessoas foram já resgatadas com vida dos escombros deixados pelo sismo na Turquia.

Quase 30 horas depois da catástrofe, um desfecho feliz que alenta o ânimo dos operacionais: uma bebé de seis meses, Ayse, foi resgatada com ferimentos ligeiros do monte de entulho que restou da casa onde vivia, assim como a sua mãe, Hulya.

Ambas contam-se entre as mais de oito mil pessoas que foram já resgatadas com vida na Turquia pelas equipas de resgate, dos cerca de seis mil edifícios desmoronados contabilizados até agora.

Mas a ajuda não chega a todos. Em Malatya uma família desespera: há membros da família soterrados e ainda não chegou nenhuma equipa de resgate ou qualquer tipo de apoio.

O governo turco declarou esta terça-feira estado de emergência por três meses nas 10 províncias afetadas pelos fortes sismos de segunda-feira, que já provocaram pelo menos 3.549 mortos e 22.000 feridos no país.

O número de mortos em áreas controladas pelo governo na Síria subiu para 1602 pessoas, com 3649 feridos, de acordo com o Ministério da Saúde sírio. No noroeste da Síria, controlado pelos rebeldes, pelo menos 700 pessoas morreram, com cerca de dois mil feridos, segundo o grupo de resgate Capacetes Brancos.

Mais de 2500 operacionais de 65 países, especializados em salvamento e resgate, estão a caminho das zonas afetadas pelo sismo.

Recomendadas

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de