- Comentar
A abertura da Temporada Cruzada entre Portugal e França vai juntar, este fim de semana, em Paris, artistas portugueses, da música às artes plásticas, assim como os chefes de Estado dos dois países.
Relacionados
Marcelo Rebelo de Sousa na cimeira sobre oceanos em França na sexta-feira
Marcelo discursa esta sexta-feira em cimeira sobre oceanos em França e janta com Macron
A celebração é feita, esta sexta-feira à noite, no palácio do Eliseu, com o Presidente francês, Emmanuel Macron, a oferecer uma jantar ao homólogo português, Marcelo Rebelo de Sousa, bem como a ministros dos dois Governos e a figuras de relevo da comunidade portuguesa.
A música portuguesa e francesa invadem, também hoje, a Philarmonie de Paris, uma das salas mais recentes e aclamadas da capital francesa, com o concerto "Portugal Revê", com a Orquestra da Picardia a tocar obras de Fernando Lopes-Graça e Maurice Ravel, com obras de Anne Victorino D'Almeida e Benjamin Attahir a serem estreadas no âmbito desta Temporada.
A Philarmonie vai receber, no sábado, a abertura oficial desta Temporada com um concerto de Maria João Pires, acompanhada pela Orquestra Gulbenkian. Neste concerto, chamado Mar, serão ouvidas obras de Pedro Amaral, Chopin e Debussy.
Na tarde de sábado, é ainda inaugurada oficialmente a exposição "As Três Graças" da autoria de Pedro Cabrita Reis, no Jardim das Tulherias, junto ao Museu do Louvre. Esta inauguração vai contar com a presença de Marcelo Rebelo de Sousa.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
No domingo, vai ser a vez de inaugurar de uma exposição nas grades do Panteão francês com fotografias do Panteão português e textos que mostram as diferenças e semelhanças entre os dois monumentos, que acolhem os grandes vultos dos dois países.
No Theatre de la Ville, no domingo, vai decorrer uma homenagem à lusofonia, com uma manhã repleta de leituras e ateliês de poesia para os mais novos, cabeçudos de Viana do Castelo. O concerto "Mosaïque des voix lusophones", no Theatre du Chatelet, vai juntar artistas de fado, morna, bossa nova e samba, entre outros géneros musicais.
Ainda na Philarmonie, no domingo, Carminho e Camané vão protagonizar um concerto dedicado ao fado, acompanhados pelos seus músicos.
A Temporada Portugal-França- 2022 é uma iniciativa de diplomacia bilateral entre Portugal e França, que visa aprofundar o relacionamento cultural entre os dois países.
Até outubro, a programação inclui espetáculos, exposições e gastronomia, entre outros.