- Comentar
Abre esta quinta-feira, às 18h00, a exposição Uma Imagem Solidária, que pode ser visitada na Fundação Portuguesa das Comunicações, em Lisboa.
A iniciativa junta um grupo de fotógrafos, com o objetivo principal de leiloar 100 fotografias submetidas por autores profissionais e amadores.
Em 2022, celebra-se a quinta edição da exposição e, este ano, o dinheiro resultante do total dos diferentes leilões vai ser doado à UNICEF Portugal, para ajuda às crianças afetadas após a invasão da Ucrânia por parte da Rússia.
Ouça o direto de David Alvito na Fundação Portuguesa das Comunicações
Em declarações à TSF, António Cotrim, fotojornalista da Lusa e mentor da iniciativa, explicou que "cada fotógrafo doa uma foto, que depois é trocada por um donativo a partir de 20 euros". Para o fotógrafo, trata-se de "um ato de solidariedade" porque o dinheiro "não paga o trabalho" de quem fotografou.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
Paulo Garrinha, também um dos rostos principais da iniciativa, indicou a vontade de escolher associações tendo em conta a atualidade. "Tínhamos, antes da pandemia, destinado organizar esta iniciativa para a CERCI Águeda", mas compreenderam a reorientação "para apoiar as crianças ucranianas".
À TSF, Teresa Salema, a diretora-executiva da Fundação Portuguesa das Comunicações, deixou um apelo para que todos possam ajudar "todos os que sofrem na Ucrânia" e visitar a "exposição relâmpago". "Desde a primeira hora, todos os colaboradores apoiaram e ajudaram a concretizar esta iniciativa", revelou.
Nas edições anteriores, foram apoiados os Bombeiros Voluntários de Castanheira de Pêra, a Associação Acreditar e a Inovar Autismo, de Setúbal.