- Comentar
Eugénio Barreiros morreu na segunda-feira, aos 60 anos, na sua casa no Porto, confirmou a TSF esta manhã. O portuense, nascido a 5 de fevereiro de 1959, foi integrante da banda Jáfu'mega e também dos Mini Pop.
O mais velho de três irmãos, veio a formar justamente com Pedro e Mário Barreiros o grupo Mini Pop, responsável por lançar cinco singles e um EP durante a década de 1970. Eugénio Barreiros era então teclista, mas também vocalista e compositor das canções.
A banda familiar foi uma das participantes pioneiras do Vilar de Mouros, na edição de 1971. Chegou mesmo a participar no Festival da Canção, dois anos depois, com a canção "Menina de Luto".
Os Jáfu'mega nasceram da junção com José Nogueira, Álvaro Marques, Luís Portugal e os irmãos Barreiros. "Nó Cego", "Kasbah", "Latin America" ou "Ribeira" são alguns dos êxitos que marcaram a carreira do grupo.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
Na biografia oficial lê-se que "numa década de grande efervescência para a música feita em Portugal, a banda do Porto conseguiu, no decurso de apenas três álbuns, inscrever o seu nome no cancioneiro nacional, adotando e fazendo suas influências muito diversas que iam do jazz-rock à pop, ao funk e ao reggae".
Depois de uma pausa em 1984, numa "passagem breve mas intensa pelo pop-rock português", os Jáfumega retomaram a atividade quase 30 anos depois, em 2013, com concertos nos coliseus do Porto e de Lisboa.