- Comentar
José Duarte, uma das grandes figuras do jazz português, morreu esta quinta-feira, aos 84 anos. A notícia foi avançada pela Antena 1.
Em declarações à TSF, Leonel Santos, editor do site Jazz Logical, lembra José Duarte como "o rosto do jazz em Portugal", que tinha uma "forma única de comunicar".
Leonel Santos recorda José Duarte
José Duarte, crítico e promotor do jazz em Portugal, deixa um intenso legado nesta área musical.
O seu programa "Cinco Minutos de Jazz", atualmente emitido na Antena 1, é o mais antigo da rádio portuguesa. A primeira emissão foi em 1966, na Rádio Renascença, e, em 2014, o recebeu o Prémio Autores da SPA para Melhor Programa de Rádio.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
Em 1958, José Duarte cofundou o Clube Universitário de Jazz. No mesmo ano, criou o programa "O Jazz", na Rádio Universidade.
"A menina dança?", "Jazz com brancas", "À volta da meia-noite" foram outros dos programas de rádio a que esteve ligado.
Na televisão, na RTP2, José Duarte apresentou "Outras Músicas", a partir de 1990 e durante cerca de três anos, e "Jazz a Preto e Branco", em 2001.
José Duarte "é sinónimo de jazz"
Numa nota publicada na página da Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa homenageia José Duarte evocando o seu percurso.
"Em sucessivos programas e rubricas de rádio e televisão, mas também enquanto professor, conferencista, divulgador, dinamizador, José Duarte marcou decisivamente a receção portuguesa das "outras músicas".
O Presidente da República recordou também o trabalho de José Duarte na fundação do Clube Universitário de Jazz e depois com a criação do programa Cinco Minutos de Jazz, o mais duradouro da rádio portuguesa.
"Por essa militância e entusiasmo inimitáveis foram-lhe atribuídas, entre outras distinções, a Medalha de Mérito Cultural e o grau de Grande-Oficial da Ordem do Mérito." lembrou Marcelo Rebelo de Sousa, enviando também à família de José Duarte, "sentido pêsames".