- Comentar
"Totalitarismo na Europa" é o nome da exposição que pode ser vista no Palácio da Bolsa, no Porto. O evento itinerante já passou por 20 cidades europeias e da América do Norte. Foi trazido para Portugal pelo Instituto +Liberdade. Carlos Guimarães Pinto, presidente da instituição e antigo presidente da Iniciativa Liberal, adiante que a exposição é uma forma de lembrar o passado para que não se cometam os mesmos erros.
"A exposição consiste num conjunto de painéis que descrevem aquilo que aconteceu em vários países europeus, principalmente da Europa Central e de Leste, que foram expostos a regimes totalitários nefastos. Quem liderou esses regimes, quem foram os responsáveis pelos principais danos causados e que impacto tiveram exatamente. Estamos a falar de prisões, assassinatos e repressão de vários tipos", explicou à TSF Carlos Guimarães Pinto.
Ouça as declarações do presidente do Instituto +Liberdade
O evento fica no Palácio da Bolsa até ao final do mês. Depois segue para a Casa do Vinho Verde, também no Porto. A partir daí vai percorrer o país, em datas e locais ainda por decidir.