- Comentar
Paula Rego continua a impressionar os britânicos, e surge agora na lista de mulheres mais influentes do mundo para o Financial Times.
Relacionados
Paula Rego é a pintora figurativa mais importante dos nossos tempos, explica o jornal. As pinturas obsessivas da artista portuguesa têm um poder enorme, muitas vezes, inquietante, sustenta o editor de arte do Financial Times.
A artista vai mais longe: explica, em declarações à publicação, que, pelo menos nas pinturas, procura obter justiça para as mulheres, mas também vingança.
Nascida numa família profundamente religiosa e conservadora, Paula Rego mudou-se para Londres, onde continuou a lutar pelos direitos das mulheres num mundo habitualmente dominado por homens.
Tornou-se a primeira mulher a ter um quadro na Tate Britain. Foi neste museu que a pintora expôs, já este ano, uma retrospetiva - a primeira da artista em Inglaterra - com mais de cem obras. A portuguesa não é, no entanto, a única artista destacada pelo Financial Times.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
A lista que destaca a influência de Paula Rego inclui também, por exemplo, a norte-americana Nancy Pelosi, a histórica democrata porta-voz na Câmara dos Representantes.
Ouça a explicação do jornalista Rui Polónio.