- Comentar
Já se previa uma quebra de produção de azeite devido aos efeitos da seca deste ano, mas não tão acentuada. Na região transmontana, a campanha está praticamente a terminar e os números não são nada animadores.
Há mesmo concelhos em que a diminuição, face a 2021, é superior a 70%, mas o presidente da Associação de Produtores em Proteção Integrada de Trás-os-Montes e Alto Douro (APPITAD), que representa cerca de 1400 olivicultores, estima que, em média, a quebra de produção ronda os 50%.
"Ainda que nas zonas mais altas a quebra seja ainda mais acentuada, com cerca de 70% em Mogadouro e Alfândega da Fé, por exemplo, a média deverá ficar nos 50%, o que é bem mais do que aquilo que estávamos à espera e, por isso, é um ano completamente desastroso para os produtores", conta Francisco Pavão.
Ouça aqui a Reportagem TSF.
Quer isto dizer que a região transmontana que produz, em média, cerca de 14 mil toneladas de azeite, vai este ano ficar-se pelas 7000 toneladas. Francisco Pavão avança três razões para esta quebra: "O ano passado foi de excelência, pelo que já se previa que este ano houvesse uma quebra, tivemos bastante calor, à volta dos 40 ºC, na zona da floração, o que motivou que o vingamento fosse reduzido, e depois atravessamos um período enorme de seca, pelo que estes três fatores contribuíram para esta quebra", afirma.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
Além disso, aquele dirigente acrescenta que também "o aumento dos fatores de produção, dos fertilizantes, dos fitofármacos e dos combustíveis pesaram neste desastre para a olivicultura transmontana".
Esta quebra na produção de azeite foi constatada no terreno. Um claro exemplo é a Casa de Santo Amaro, em Suçães, no concelho de Mirandela, onde as 30 mil oliveiras produzem azeites que já conquistaram mais de 170 prémios em concursos nacionais e internacionais. António Pavão, um dos proprietários, confirma que das cerca de 70 mil garrafas de azeite que conseguiu o ano passado, agora conta ter cerca de 35 mil.