- Comentar
Cerca de 63 mil litros de bebidas açucaradas no valor de 140 mil euros foram apreendidas pela GNR através da operação "Sugar Y Drinks". A rede comprava as bebidas em Espanha, onde não pagavam o imposto sobre as bebidas com açúcar, para serem traficadas para Portugal. Como não eram taxadas, estas bebidas acabavam por ser vendidas a um preço mais baixo. De acordo com o Deustche Welle, que avançou com a informação, a operação da GNR decorreu na fronteira de Vilar Formoso, mas a GNR diz à TSF que há outras ações de fiscalização.
Hélder Fernandes, da Unidade de Ação Fiscal da GNR, explica na TSF como funcionava esta rede
Em resposta à TSF, a GNR adianta que "as apreensões de bebidas açucaradas realizadas pela Guarda Nacional Republicana surgiram no âmbito da Operação "Sugar Y Drinks", onde foram desencadeadas as diligências policiais necessárias para o cumprimento de 28 mandados de busca, os quais resultaram na apreensão de cerca de 63 mil litros de bebidas açucaradas no valor estimado de 140 mil euros".
Na mesma nota é explicado que "o militares da Guarda apuraram que esta rede criminosa procedia à aquisição de quantidades avultadas de bebidas não alcoólicas em Espanha, em regime de suspensão de imposto, desrespeitando as regras de circulação previstas para este tipo de produtos, dado que a importação não era feita para um operador detentor de estatuto autorizado, sendo depois introduzidas no circuito económico sem a respetiva apresentação às estâncias aduaneiras competentes".
"Como não era pago ao estado o imposto (IEC) devido, as bebidas eram colocadas abaixo do preço de custo no mercado, o que originava uma concorrência desleal no setor", acrescenta a GNR.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias