ISP desce 2,4 cêntimos no gasóleo e 1,7 na gasolina na próxima semana

Secretário de Estado Adjunto e dos Assuntos Fiscais revelou a fórmula de cálculo da taxa que permite compensar no Imposto Sobre os Produtos Petrolíferos o aumento de receitas do Estado com o IVA.

O ISP do gasóleo e da gasolina vai reduzir-se em 2,4 e 1,7 cêntimos, respetivamente, na próxima segunda-feira, anulando o acréscimo da receita do IVA com o aumento do preço dos combustíveis previsto para a próxima semana.

"Assumindo que haverá um aumento de 16 cêntimos no gasóleo e de 11 cêntimos na gasolina [na próxima semana], tal traduz-se numa redução de 2,4 cêntimos no gasóleo e de 1,7 cêntimos na gasolina", referiu o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes.

O valor foi anunciado esta sexta-feira pelo secretário de Estado Adjunto e dos Assuntos Fiscais, numa conferência de imprensa em que foi revelada a fórmula de cálculo da taxa que permite compensar no Imposto Sobre os Produtos Petrolíferos (ISP) o aumento de receitas do Estado com o IVA.

A fórmula de compensação, divulgada esta sexta-feira, será usada como base para que, semanalmente, possa ser feita a atualização da taxa do ISP em função da evolução dos preços de venda ao público do gasóleo e da gasolina.

Recomendadas

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de