- Comentar
O ISP do gasóleo e da gasolina vai reduzir-se em 2,4 e 1,7 cêntimos, respetivamente, na próxima segunda-feira, anulando o acréscimo da receita do IVA com o aumento do preço dos combustíveis previsto para a próxima semana.
Relacionados
Conselho Europeu. Costa anuncia proposta para redução do IVA nos combustíveis
Governo suspende subida da taxa de carbono. Autovoucher mantém-se até mercado estabilizar
Entre a subida do preço dos combustíveis e a descida do ISP. Conheça as contas do Governo
"Assumindo que haverá um aumento de 16 cêntimos no gasóleo e de 11 cêntimos na gasolina [na próxima semana], tal traduz-se numa redução de 2,4 cêntimos no gasóleo e de 1,7 cêntimos na gasolina", referiu o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes.
O valor foi anunciado esta sexta-feira pelo secretário de Estado Adjunto e dos Assuntos Fiscais, numa conferência de imprensa em que foi revelada a fórmula de cálculo da taxa que permite compensar no Imposto Sobre os Produtos Petrolíferos (ISP) o aumento de receitas do Estado com o IVA.

Leia também:
ISP desce. Gasóleo pode subir 16 cêntimos e gasolina 11 cêntimos a partir de segunda-feira
A fórmula de compensação, divulgada esta sexta-feira, será usada como base para que, semanalmente, possa ser feita a atualização da taxa do ISP em função da evolução dos preços de venda ao público do gasóleo e da gasolina.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias

Leia também:
Conselho Europeu. Costa anuncia proposta para redução do IVA nos combustíveis