- Comentar
António Costa já pediu ao Presidente da República para reunir o Conselho Superior de Defesa Nacional. Antes disso, o primeiro-ministro vai reunir-se com os ministros da Defesa e dos Negócios Estrangeiros. Um encontro em que também estará presente o Almirante Silva Ribeiro, Chefe de Estado Maior General da Forças Armadas.
Relacionados
Numa mensagem publicada na rede social Twitter, António Costa condena ainda a ação militar russa na Ucrânia.
"Condeno veementemente a ação militar da #Rússia à #Ucrânia. Irei reunir com o Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, o Ministro da Defesa Nacional e o CEMGFA. E solicitei ao senhor Presidente da República reunião urgente do Conselho Superior de Defesa Nacional", afirmou.
O primeiro-ministro acrescenta que os seus "pensamentos estão com o povo ucraniano perante este ataque injustificado e lamentável".
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
Foram registadas esta quinta-feira fortes explosões em pelo menos cinco cidades da Ucrânia, incluindo na capital, Kiev, horas depois do Presidente russo, Vladimir Putin, ter anunciado o início de uma operação militar, alegando que se destina a proteger civis de etnia russa nas repúblicas separatistas de Donetsk e Lugansk, no leste da Ucrânia.
Por volta das 03h00 horas, foram registadas pelo menos duas explosões no centro de Kiev, tendo sido seguidas pelas sirenes de ambulâncias, segundo jornalistas da AFP.

Leia também:
Rússia inicia operação militar. Explosões registadas em várias cidades, incluindo em Kiev

Leia também:
Putin anuncia início de operação militar na Ucrânia

Leia também:
Explosões em Kiev, sanções à Rússia em cinco frentes. Costa alerta para efeitos económicos
ACOMPANHE AQUI A ESCALADA DE TENSÃO ENTRE A RÚSSIA E A UCRÂNIA