Bloco de Esquerda fecha listas de Lisboa e Porto, Isabel Pires ganha destaque

Mariana Mortágua e Catarina Martins são cabeças-de-lista em Lisboa e Porto. Isabel Pires vai em terceiro pelo círculo do Porto em lugar considerado elegível. Jorge Costa e Fabian Figueiredo fora da lista de Lisboa.

Estão fechadas as listas de candidatos às eleições legislativas do Bloco de Esquerda nos círculos de Lisboa e Porto, mantendo-se Mariana Mortágua e Catarina Martins como cabeças-de-lista, respetivamente. Isabel Pires, Bruno Maia, Leonor Rosas e Alexandre Abreu ganham destaque na corrida eleitoral que se avizinha, Jorge Costa e Fabian Figueiredo ficam de fora.

No caso de Lisboa, a proposta da distrital foi levada ao plenário de aderentes do partido, nesta sexta-feira à noite, e dos seis primeiros nomes, só três estão atualmente na Assembleia da República. A lista, por ordem, coloca Mariana Mortágua, seguida pelo atual líder parlamentar Pedro Filipe Soares, depois o médico Bruno Maia, a atual deputada Beatriz Gomes Dias, a estudante Leonor Rosas e o economista Alexandre Abreu.

Na atual legislatura, o Bloco conseguiu eleger cinco deputados por Lisboa, entre eles, Jorge Costa que não vai integrar a lista do maior círculo eleitoral do país. Também o dirigente Fabian Figueiredo, que chegou a ser deputado em regime de substituição nesta legislatura, não integra a lista de candidatos do partido pelo círculo de Lisboa.

Já no Porto, os nomes ainda terão de passar pelo plenário, mas a proposta da distrital, sabe a TSF, leva Catarina Martins no primeiro lugar, seguida de José Soeiro e, depois, Isabel Pires.

A deputada, que é natural de Vila Nova de Gaia e que em 2019 foi eleita pelo círculo de Lisboa, passa agora para a lista do Porto para poder ir em lugar elegível, sendo visto como um sinal da importância que tem vindo a ganhar com o trabalho desempenhado na Assembleia da República.

Na lista do círculo do Porto, seguem a independente Teresa Summavielle e o dirigente bloquista Adriano Campos.

Em 2019, o Bloco de Esquerda elegeu quatro deputados pelo Porto, sendo que Luís Monteiro já comunicou publicamente que não seria candidato e fica agora também fora desta lista a deputada Maria Manuel Rola.

Recomendadas

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de