"Exemplo ímpar." PAN quer sessão solene com Zelensky no Parlamento português

Para justificar o pedido, o partido lembra a receção, por videoconferência, de Zelensky no Parlamento Europeu, Câmara dos Comuns do Reino Unido ou Congresso dos EUA.

O PAN propôs ao presidente da Assembleia da República a realização de uma "sessão solene" ao Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, no Parlamento português, numa reunião da Comissão Permanente.

"No documento, assinado pela deputada e porta-voz do partido PAN, Inês Sousa Real salienta a bravura e heroicidade da resistência levada a cabo pelo povo ucraniano e defende que, atendendo àquela que tem sido a evolução desta guerra, a solidariedade para com o povo ucraniano e a luta por uma Ucrânia soberana, independente, livre e europeia exigem gestos diplomáticos mais simbólicos da parte de todos os países empenhados em tais desígnios", pode ler-se no comunicado do PAN.

Em declarações à TSF, Inês Sousa Real salientou o papel de Zelensky durante a guerra, que se mantém no país, e afirmou que a Assembleia da República portuguesa deve demonstrar que está de braços abertos para o povo ucraniano.

"Enderecei em nome do PAN e do grupo parlamentar uma missiva ao presidente para que convoque o Presidente da Ucrânia para ser aqui ouvido. O Presidente da Ucrânia tem dado um exemplo ímpar de resistência, mas também de solidariedade para com o seu povo. Sabemos que têm sido raros os líderes dos estados que, ao longo da história, têm permanecido, em contexto de guerra, nos seus próprios países e esta resistência e resiliência é, de facto, uma liderança ímpar e inspirada que nos lembra não só espírito solidário que nos deve unir em momentos tão graves como esta crise humanitária, mas acima de tudo não abandonou o seu barco, o seu país e, por essa razão, devemos ouvi-lo, apoiá-lo e demonstrar que esta casa da Assembleia da República está de braços abertos para o povo ucraniano", explicou Inês Sousa Real.

Para justificar o pedido, o partido lembra as várias visitas diplomáticas à Ucrânia feitas por governantes da República Checa, Polónia e Eslovénia e a receção, por videoconferência, de Zelensky no Parlamento Europeu, Câmara dos Comuns do Reino Unido ou Congresso dos EUA.

"O Grupo Parlamentar do PAN entende que a Assembleia da República, enquanto órgão de soberania e assembleia representativa de todos os cidadãos portugueses, deverá juntar-se a esta nova forma de expressão de apoio à Ucrânia e proceder à convocação de uma sessão solene de boas-vindas ao Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, no âmbito da Comissão Permanente e por via de meios à distância", acrescentou o partido.

A Rússia lançou a 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que já causou pelo menos 726 mortos e mais de 1.170 feridos, incluindo algumas dezenas de crianças, e provocou a fuga de cerca de 4,8 milhões de pessoas, entre as quais três milhões para os países vizinhos, segundo os mais recentes dados da ONU.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.

ACOMPANHE AQUI TUDO SOBRE A GUERRA NA UCRÂNIA

VEJA AQUI TODAS AS REPORTAGENS TSF NA UCRÂNIA

Recomendadas

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de