- Comentar
O PAN propôs ao presidente da Assembleia da República a realização de uma "sessão solene" ao Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, no Parlamento português, numa reunião da Comissão Permanente.
Relacionados
NATO não tolerará que Putin "tenha uma vitória estratégica"
Sessão solene de Zelensky no Parlamento português? Só "a partir da próxima legislatura"
Presidente diz que "Governo está a fazer aquilo que tem de fazer" perante impactos da guerra
"No documento, assinado pela deputada e porta-voz do partido PAN, Inês Sousa Real salienta a bravura e heroicidade da resistência levada a cabo pelo povo ucraniano e defende que, atendendo àquela que tem sido a evolução desta guerra, a solidariedade para com o povo ucraniano e a luta por uma Ucrânia soberana, independente, livre e europeia exigem gestos diplomáticos mais simbólicos da parte de todos os países empenhados em tais desígnios", pode ler-se no comunicado do PAN.
Em declarações à TSF, Inês Sousa Real salientou o papel de Zelensky durante a guerra, que se mantém no país, e afirmou que a Assembleia da República portuguesa deve demonstrar que está de braços abertos para o povo ucraniano.

Leia também:
Biden chama "criminoso de guerra" a Putin. Países ocidentais pedem reunião urgente do Conselho de Segurança
"Enderecei em nome do PAN e do grupo parlamentar uma missiva ao presidente para que convoque o Presidente da Ucrânia para ser aqui ouvido. O Presidente da Ucrânia tem dado um exemplo ímpar de resistência, mas também de solidariedade para com o seu povo. Sabemos que têm sido raros os líderes dos estados que, ao longo da história, têm permanecido, em contexto de guerra, nos seus próprios países e esta resistência e resiliência é, de facto, uma liderança ímpar e inspirada que nos lembra não só espírito solidário que nos deve unir em momentos tão graves como esta crise humanitária, mas acima de tudo não abandonou o seu barco, o seu país e, por essa razão, devemos ouvi-lo, apoiá-lo e demonstrar que esta casa da Assembleia da República está de braços abertos para o povo ucraniano", explicou Inês Sousa Real.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
Ouça as declarações da porta-voz do PAN à TSF
Para justificar o pedido, o partido lembra as várias visitas diplomáticas à Ucrânia feitas por governantes da República Checa, Polónia e Eslovénia e a receção, por videoconferência, de Zelensky no Parlamento Europeu, Câmara dos Comuns do Reino Unido ou Congresso dos EUA.
"O Grupo Parlamentar do PAN entende que a Assembleia da República, enquanto órgão de soberania e assembleia representativa de todos os cidadãos portugueses, deverá juntar-se a esta nova forma de expressão de apoio à Ucrânia e proceder à convocação de uma sessão solene de boas-vindas ao Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, no âmbito da Comissão Permanente e por via de meios à distância", acrescentou o partido.
A Rússia lançou a 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que já causou pelo menos 726 mortos e mais de 1.170 feridos, incluindo algumas dezenas de crianças, e provocou a fuga de cerca de 4,8 milhões de pessoas, entre as quais três milhões para os países vizinhos, segundo os mais recentes dados da ONU.
A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.
