- Comentar
Isabel Castro, antiga deputada do partido ecologista Os Verdes, lamenta a falta de empenho demonstrada na conferência das Nações Unidas sobre o clima. O encontro de Glasgow deveria terminar esta sexta-feira, mas tudo indica que vai prolongar-se pelo fim de semana, em busca de consensos no combate às alterações climáticas.
À TSF, a ex-deputada d'Os Verdes lamentou a oportunidade perdida que deixa o planeta Terra à beira de uma tragédia anunciada.
"A conferência é um pouco uma crónica de um desastre iminente. Não sabemos quando vai acontecer, mas sabemos uma coisa que é reconhecida nesta conferência: o diagnóstico é preciso, claro e não deixa margem para dúvidas. O que se verifica é que há uma falta de compromisso, de ação e de verdade", explicou à TSF Isabel Castro.
Fernando Alves entrevistou Isabel Castro. Ouça aqui
A COP26 decorre seis anos após o Acordo de Paris, que estabeleceu como meta limitar o aumento da temperatura média global do planeta a entre 1,5 e 2 graus celsius acima dos valores da época pré-industrial.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
Apesar dos compromissos assumidos, as concentrações de gases com efeito de estufa atingiram níveis recorde em 2020, mesmo com a desaceleração económica provocada pela pandemia de Covid-19, segundo a ONU, que estima que, ao atual ritmo de emissões, as temperaturas serão no final do século superiores em 2,7 ºC.