- Comentar
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou esta terça-feira que é o mesmo de há cinco anos, com independência, espírito de compromisso e estabilidade, e que assim será com qualquer Governo e maioria parlamentar.
Marcelo Rebelo de Sousa deixou esta mensagem no final da sua intervenção perante a Assembleia da República, na cerimónia em que tomou posse para um segundo mandato como chefe de Estado.
"Portugueses, resta lembrar o óbvio. Sou o mesmo de há cinco anos, sou o mesmo de ontem, nos mesmos exatos termos eleito e reeleito para ser Presidente de todos vós, com independência, espírito de compromisso e estabilidade, proximidade, afeto, preferência pelos excluídos, honestidade, convergência no essencial, alternativa entre duas áreas fortes, sustentáveis e credíveis, rejeição de messianismos presidenciais, no exercício de poder ou na antecipada nostalgia do termo desse exercício, no respeito pela diferença e pelo pluralismo, na construção da justiça social, no orgulho de ser Portugal, de ser português", afirmou.
O chefe de Estado prometeu que "foi assim, assim será, com qualquer maioria parlamentar, com qualquer Governo, antes e depois das eleições autárquicas, antes e depois das eleições parlamentares, antes e depois das eleições europeias, antes e depois dos 50 anos do 25 de Abril em 2024".
"Que os próximos cinco anos possam ser mais razão de esperança do que de desilusão, é o nosso sonho e é o nosso propósito, um ano decorrido sobre tanto luto, tanto sacrifício, tanta solidão", acrescentou.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias

Leia também:
Marcelo promete defender democracia com tolerância e "estabilidade sem pântano"

Leia também:
Costa elogia sentido "de confiança" de Marcelo e salienta cooperação estratégica

Leia também:
Marcelo afirma que é e será o mesmo "com qualquer maioria, com qualquer Governo"

Leia também:
Marcelo diz que são portugueses que "mais necessitam" razão do seu compromisso

Leia também:
Reeleição de Marcelo foi a "demonstração do repúdio dos extremismos"

Leia também:
Portugueses recuperaram o orgulho numa democracia "sem mordaças"

Leia também:
Marcelo Rebelo de Sousa prestou juramento sobre a Constituição

Leia também:
Marcelo visita Vaticano e Espanha depois de tomar posse