- Comentar
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, está disponível para convidar o homólogo ucraniano, Volodymyr Zelensky, a discursar no Parlamento, mas só se os deputados entenderem que deve ser o chefe de Estado a fazê-lo.
Relacionados
PCP diz que sessão com Zelensky contraria papel do Parlamento de "defesa da paz"
Zelensky aceita convite de Portugal e vai discursar na Assembleia da República
A competência para convidar líderes estrangeiros para discursos no hemiciclo é do presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, mas o Parlamento quer que seja Marcelo a abrir a porta a Zelensky.

Leia também:
Autarca diz que mais de cinco mil civis foram mortos na cidade de Mariupol
Falta agora que o pedido da Assembleia da República chegue a Belém. A conferência de líderes parlamentares aprovou, com oposição do PCP, uma sessão solene com o Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, por videoconferência.
A porta-voz da conferência de líderes, a socialista Maria da Luz Rosinha, referiu que o presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, irá contactar o chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, para que seja endereçado um convite formal ao Presidente Volodymyr Zelensky para discursar perante o parlamento português.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
"A decisão foi tomada por maioria, com a oposição do PCP. A data em que acontecerá essa sessão ficou dependente do convidado", Volodymyr Zelensky, apontou Maria da Luz Rosinha, adiantando que a expectativa é que a intervenção do Presidente ucraniano aconteça na semana entre 18 e 22 deste mês.