- Comentar
A Mesa Nacional do BE reúne-se sábado para analisar os resultados eleitorais dos bloquistas nas legislativas, o pior em 20 anos, com a perda de metade dos votos e a eleição de apenas de cinco dos 19 deputados.
Fonte oficial do BE adiantou à agência Lusa que esta reunião do órgão máximo do partido entre convenções será no sábado, no final do qual haverá a habitual conferência de imprensa da coordenadora do BE, Catarina Martins.
Hoje, e conforme noticiado pela Lusa, a Comissão Política do BE reúne-se com o mesmo propósito, ou seja, analisar os resultados eleitorais do partido nas eleições de domingo, cuja derrota e mau resultado foi já assumido por Catarina Martins.

Leia também:
Comissão Política do BE reúne-se esta segunda-feira para analisar resultados eleitorais
Segundo os dados provisórios, os bloquistas caem de terceira para quinta força política em percentagem de votos (se a conta for feita em deputados passam mesmo a ser o sexto partido), tendo 4,46% resultantes dos 240.265 votos, quando faltam apenas apurar os resultados dos círculos da emigração.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
No final das duas semanas de campanha, os objetivos do Bloco de Esquerda (BE) estavam bem traçados: manter-se como terceira força política, evitar a direita no poder e conseguir uma solução governativa à esquerda com um acordo de legislatura com o PS.
Na noite de domingo, estas metas saíram goradas -- à exceção da derrota da direita - e as eleições foram um desaire para o partido de Catarina Martins que desde 2015 tinha 19 deputados e na legislatura que agora irá começar ficará apenas com cinco.
Com cerca de metade dos votos de 2019, o BE passa a ter representação apenas em Lisboa (dois deputados), Porto (dois deputados) e Setúbal (uma deputada) - todos círculos eleitorais em que perdeu mandatos -, deixando ainda de ter eleitos por Coimbra (José Manuel Pureza está de saída do parlamento), Aveiro, Braga, Santarém, Faro e Leiria.
É preciso recuar a 2002 - quando o partido tinha apenas três anos de existência -, para encontrar um resultado pior do que aquele que domingo foi expresso pelos votos (então 2,75% e 149.543 votos).