- Comentar
A ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, defende que o combate à seca é uma missão que tem de ser partilhada entre o Governo e os agricultores. De visita a uma herdade em Mértola, no Alentejo, a ministra afirmou ainda que o país deve aproveitar a pouca chuva que cai para fazer frente à situação extrema que se vive em todo o território. Quanto à gestão dos recursos hídricos, cada parte tem a sua missão a cumprir.
Relacionados
Catorze dos últimos 20 anos foram de pouca chuva, alerta IPMA
"É preocupante." Ponte da Barca com água só para os próximos dois anos
IL quer ouvir ministra da Agricultura no Parlamento. CDS pede demissão
"Se nós, por um lado, temos de continuar a fazer investimento para a manutenção, recuperação e modernização de sistemas de regadio para poderem ser mais eficientes, por outro lado, também ao nível da própria exploração temos de ter instrumentos de monitorização que permitiam, verdadeiramente, diminuir a quantidade de água utilizada e, com isso, podermos garantir a sustentabilidade da atividade agrícola", explicou Maria do Céu Antunes.
Ouça as declarações da ministra da Agricultura
Em Portugal o mês de julho foi o mais quente dos últimos 92 anos, com temperaturas quase sempre acima do normal e com um registo de 47ºC em Pinhão, um novo extremo para julho no continente.
O boletim climatológico de julho divulgado na semana passada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), classifica o mês de julho de 2022, em Portugal continental, como extremamente quente em relação à temperatura do ar e muito seco em relação à precipitação.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias

Leia também:
Rega inteligente permitiu 15% de poupança de água em oito anos no Porto