- Comentar

Relacionados
O exército dos partidos está a diminuir
Partidos preveem gastar 7 milhões na campanha. PS com maior despesa
Na primeira eleição de António Costa, em 2015, o secretário-geral do PS apostou em candidatos independentes para cabeças de lista às legislativas. Agora, cinco anos depois, e com eleições antecipadas depois do chumbo do Orçamento, o foco está em elementos do Governo.
Dos 22 cabeças de lista do PS às eleições legislativas, 11 são governantes, ou seja, metade. E dos 69 ministros e secretários de Estado, 31 são candidatos a deputados a 30 de janeiro
Como se previa, o PS repete a maior parte dos cabeças de lista de há dois anos: 14 nomes voltam a ser chamados. Nos que se estreiam no primeiro lugar da lista, destaca-se António Lacerda Sales, secretário de Estado Adjunto e da Saúde, que sobe do terceiro lugar, em Leiria, e Ana Abrunhosa, ministra da Coesão Territorial, que é candidata pela primeira vez em Castelo Branco.

Leia também:
PS aprova lista de deputados. Santos Silva é cabeça de lista, Gomes Cravinho segundo em Setúbal e Galamba desce em Lisboa
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
Tal como a TSF avançou, Marta Temido, ministra da Saúde, repete o primeiro lugar em Coimbra. Na Guarda, o primeiro nome é o da ministra do Trabalho e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, e o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, volta a encabelar a lista em Viana do Castelo.
Vários militantes socialistas explicam à TSF que o caminho é de continuidade porque o mandato ficou a meio, depois do chumbo do Orçamento e consequente queda do Governo, e é preciso experiência "para dar suporte a um Governo estável" caso os portugueses deem condições aos socialistas para formar com um Executivo depois das eleições.
Conheça as apostas do PS para as legislativas de janeiro.
Quantos aos independentes, são quatro os cabeças de lista. Ao professor e investigar Alexandre Quintanilha, que é o número um pelo Porto desde 2015, junta-se a ministra Ana Abrunhosa e o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Sobrinho Teixeira, que concorre por Bragança.
Já no que toca à paridade, apenas seis nomes femininos são cabeças de lista, de um total de 147 mulheres candidatos pelo PS às legislativas.

Leia também:
Dos 19 ministros, sete são cabeças de lista. Costa chama elementos do Governo para lista de deputados