"A minha avó não tem medo, ela quer é passear." Idosos começam a receber vacinação em simultâneo

Em todo o País a pessoas com mais de 65 anos começaram a ser administradas ao mesmo tempo as vacinas para a gripe e contra a Covid-19.

No Centro de vacinação de Olhão as pessoas de mais idade vão chegando, acompanhadas pelos filhos ou pelos netos. Raramente se deslocam ao centro de vacinação sozinhos.

Maria José veio com a mãe e nem uma nem outra teve qualquer dúvida em considerar que era melhor tomar as duas vacinas em simultâneo."Poderá parecer exagerado porque ela é muito fraquinha", admite. Mas, depois de consultar o médico, decidiu trazer a mãe, até para evitar uma segunda deslocação. " Já são 94 anos"...afirma. As idades de quem ali está são estas, muita gente com mais de 80 anos e outros já na casa dos 90, com dificuldade em movimentar-se.

É preciso ir buscar as cadeiras de rodas, ter mais cuidados. A enfermeira Paula Gomes confirma que a maior parte das pessoas está a querer ser vacinada com as duas inoculações. João Chiquito, também com 94 anos, aguarda a sua vez sentado numa cadeira de plástico. Não mostra qualquer receio em tomar ao mesmo tempo a vacina para a gripe e a terceira dose para a Covid-19." É preciso ter paciência e julgo que não nos faça mal, é uma coisa para nos proteger", afirma.

A única pessoa que mostra algum receio é Maria, 87 anos. Já fora do centro de vacinação, confidencia que vai adiar para outra altura a toma da vacina contra a covid." Eu não sabia que eram as duas junto, só quando aqui cheguei é que me disseram", explica. " Eu tomo a da gripe e depois logo tomo a outra.", sentencia. Admite ter receio. Conta que em tempos esteve doente depois de tomar a vacina da gripe." Fez-me muito mal",afirma. Otília tem opinião contrária, quer é tomar rapidamente as duas vacinas. O neto, David, explica que nos seus de 94 anos a avó pretende estar protegida para poder fazer a sua vida à vontade." Já da outra vez ela foi das primeiras a chegar e a levar a vacina [contra a Covid-19]. Ela gosta é de passear", diz a rir.

E depois de entrar na pequena cabine onde a enfermeira lhe aplicou a vacina, José Chiquito não se queixava " Está a correr bem, por enquanto não estou a sentir nada, graças a Deus".

Recomendadas

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de